Funções da roupa, você sabe quais são?

Você realmente conhece as funções da roupa?

O ato de se vestir tornou-se um habito frequentemente realizado de forma automática. Ao deparar-se com informações ou comentários sobre moda, algumas pessoas costumam subestimar a importância das roupas e questionar o porque tanta preocupação se é "apenas roupa". Foi esse tipo de pensamento que me fez refletir sobe quais seriam as funções da roupa.

As roupas tem diversas funções, apesar de muitas vezes não estarem claras no nosso cotidiano. Dividirei essas funções em 4 partes. Vamos lá!


Funções da roupa: funções físicas

É a função primária da roupa. Ao pensar em funções físicas, as primeiras situações que passam em nossa cabeça são em proteções contra frio, calor, vento, solo, etc. Mas, além disso, as funções físicas de uma roupa auxiliam no conforto e ergonomia. Por exemplo saber que tipo de vestimenta não vai prejudicar seus movimentos no trabalho, que não vai trancar a circulação, qual altura de salto ideal para a ocasião e por ai vai.

Funções da roupa: funções psicologicas

Talvez você possa estar se perguntando "Como assim questões psicológicas?". Vamos entender isso melhor. As funções psicológicas da roupa estão relacionadas com diferenciação, segurança, aceitação e distanciamento. Não escolhemos vestir uma roupa por acaso, por trás dessa escolha sempre vem um fator psicológico.

Por exemplo: para não se destacar em meio à outras pessoas, busca-se, de certa forma, um distanciamento. Isso se reflete nas roupas, provavelmente o estilo será mais básico. Caso queira se destacar, você se diferencia usando roupas que atraem atenção. Você pode se sentir seguro com determinada roupa ou inseguro, caso não se sinta confortável com o que está vestindo. Ou seja, você se vestirá conforme o seu psicológico. É mais ou menos aquela história de "me visto de acordo com o meu humor".

funções da roupa: funções sociais

Desde sempre as roupas são utilizadas para diferenciação social e de classes, como, por exemplo, o clero, a nobreza e os plebeus eram diferenciados por suas vestimentas. Apesar de essas classificações não existirem nos dias de hoje, a roupa continua sendo um fator de diferenciação e categorização social. O mundo nos enxerga a partir do que transmitimos através das nossas roupas. Cada escolha transmite nossa personalidade e revela um pouco sobre nós. Resumidamente,  é através da nossa roupa transmitimos nossa individualidade para os outros e somos diferenciados ou categorizados em relação as outras pessoas.

Funções das roupas: funções estéticas

As funções estéticas da roupa estão diretamente ligadas à vaidade. Por mais que muitas pessoas neguem, a vaidade é um dos fatores que mais pesam na hora de se vestir. A estética está diretamente ligada ao fator psicológico e social, e influencia na forma como somos vistos: nossa aparência!

Sabendo que é através da sua vestimenta que você será observada e analisada, estar ciente das funções da roupa pode auxiliar na sua escolha do que vestir. Mas lembre-se você deve usar a moda a seu favor, evidenciando o seu estilo, não se deixe escravizar por ela!

Aproveite essas informações e conheça a nova coleção da Vyjoi que está maravilhosa!

COMPRE AQUI

 

COMPARTILHE

Posts relacionados

ÚLTIMOS POSTS

© 2016 - Vyjoi CNPJ: 09.520.761/0005-72 - Todos os direitos reservados.